revista laika



REVISTA LAIKA é uma iniciativa do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA), grupo de pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O LAICA reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em audiovisual.  Inicialmente criada como parte do projeto de pós-doutorado da pesquisadora Christiane Riera (1968-2012), financiado pela FAPESP, a revista conta também com o apoio do Cinusp “Paulo Emílio”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) da USP.

Sua proposta é estimular e divulgar a reflexão sobre a criação em audiovisual, abrangendo um vasto campo de interesses: entre artes visuais e sonoras, cinema, televisão e mídias digitais. Seu formato hipermídia – aberto a contribuições em forma de textos, imagens estáticas, áudio, imagens em vídeo, etc. – possibilita a articulação entre a prática da criação, a reflexão crítica e a pesquisa histórica. Além disso, as contribuições articulam-se a partir de uma lógica de “reverberações”, compondo assim dossiês temáticos baseados em ecos e ressonâncias, oferecendo visões variadas e complementares de cada tema em um diálogo intertextual e criativo.

Em formato eletrônico e publicação semestral, a revista propõe-se a estabelecer um diálogo contínuo com seus leitores, estimulando o contato entre estudantes, criadores e pesquisadores, através de dossiês temáticos que atravessam as várias edições em ecos que lançam luzes tanto sobre temas pungentes e atuais quanto inusitados e anacrônicos.

http://www.revistalaika.org/

Comentarios

Entradas populares