revista (in)visível

a invisibilidade

Entendemos que os média, mesmo diante do alargamento da atual difusão dos conteúdos, continuam a manter o fluxo de produção direcionado a partir de visões excludentes, retirando dos projetos editoriais o tratamento de temas, que aqui caracterizamos, “invisíveis”.

Definimos como tema “invisível” aqueles que fazem parte das sociedades mas permanecem  encobertos pelos aparelhos de regulação dos média. Reconhecemos que, em muitos casos, estes temas surgem, ainda que à margem de um tratamento adequado, descontextualizados das realidades a que pertencem.

O aparecimento destes temas “invisíveis” nos média são evocados como antónimos nocivos aos modelos sociais dominantes a partir de categorizações ameaçadoras às “normalidades” culturais. Outra forma destes temas estarem em evidência surge a partir de pesquisas académicas que procuram privilegiar os assuntos esquecidos e/ou muitas vezes deturpados pelos média. Entretanto, o tratamento dado pela pesquisa científica, em quase todos os casos, permanece preso à mesa do teórico e distante da possibilidade de torná-la uma “significação comunicável”.

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